A claraboia é uma abertura no alto de uma construção que é usada para permitir a entrada de luz natural e, em alguns casos, de ventilação.
Além do requinte que a claraboia traz à decoração, ela tem ainda outra vantagem: a economia de energia. Como aumenta a iluminação natural dentro de casa, a claraboia tem impacto na conta de eletricidade, pois diminui a necessidade de uso de energia elétrica. Em cômodos que não tem ou possui poucas janelas, essa estrutura similar a um telhado vidro torna-se uma ótima opção.
Os locais onde o uso de claraboia é mais comum são aqueles nos quais tradicionalmente não são instaladas janelas, como escadas, corredores e halls. Porém, outros espaços também podem se beneficiar do uso da claraboia para telhado, como a cozinha, a sala, o banheiro e até mesmo quarto.
É comprovado que a claraboia ilumina até oito vezes mais que uma janela do mesmo tamanho. Entretanto, para usá-la, é necessário que o telhado tenha sido projetado para essa função. Mas esse não é o fim para quem quer ter mais iluminação natural em casa, pois existe a alternativa de substituir telhas comuns por translúcidas, feitas de policarbonato, acrílico ou vidro.
Existem alguns modelos de claraboia disponíveis no mercado, dentre eles:
Claraboia comum, que consiste na instalação de um material semitransparente no teto.
Tubular, que é um sistema de reflexão de luz que, visto por fora, é arredondado, mas também é composto por um túnel que permite que a iluminação natural seja levada a até 50m do ponto onde entrou.
Fixa, que não permite a ventilação, apenas iluminação.
Domo, que tem formato de cúpula e é feito de material translúcido que permite a entrada de apenas parte da luz.